Certa Feita... Causos do Vale do Mucuri – Bilora

  

     O livro "Certa feita... - Causos do Vale do Mucuri" reúne causos engraçados de minha região natal, o Vale do Mucuri, MG, que cataloguei em minhas andanças com a Viola Caipira fazendo apresentações musicais e no tempo em que morei lá. Com prefácio do apresentador e humorista Saulo Laranjeira, reúne 100 causos acontecidos ou "semi acontecidos" envolvendo pessoas folclóricas, políticos, velórios, bêbados, brigas e costumes, lendas e tradições.

     Os causos fazem parte da minha vida desde criança quando ouvia de minha mãe, histórias de onça, gigantes, lobisomem e do meu pai as relacionadas à história do Brasil e dos cangaceiros e coronéis do Sertão Nordestino: Lampião, Dôca Medrado, Horácio de Matos, dentre outros. Também, através de um senhor lá da roça, oriundo da Bahia como meus pais, chamado João Véi, que, mesmo analfabeto, declamava cordéis gravados na mente. Outro que passeava nesse universo do cordel foi Antônio Santana, um dos primeiros professores da comunidade rural do Córrego do Norte, onde nasci e de Santa Helena de Minas. Criava os chamados ”romances”, geralmente na semana santa, para serem lidos no sábado de aleluia, durante a queimação do Juda. Em seus versos, falava das pessoas do lugar, seus feitos e defeitos.

      Citando alguns causos: " Discurso político", "Vereador enfezado", "O boi de Águas Formosas", "Django em Águas Formosas", "O goleiro fumante", "Maxakali no médico", "Companheiros de gole", "Pinga na igreja", "Jegue nas costas", Guiado por três cegos", "O Bicho da Água Vermelha", "Ligação do Além", "Seu Madruga", dentre outros.

      Em alguns momentos, apesar de não intencional, pode parecer um tanto quanto autobiográfico. Procurei descrever, não somente as conquistas, mas os tropeços, os deslizes, as aventuras comuns a todas as pessoas que viveram ou vivem no interior, como eu.

      “Quem conta um conto, aumenta um ponto”. Muitas vezes, aumentei algumas informações, criei algum fato a mais, mas a maioria é real, aconteceu mesmo. Quem quiser provar, vá na região e procure a fonte, os personagens. Não esqueça de visitar os mais velhos, tomar um café (ou uma cachacinha) e pedir que contem outras.

Informações Técnicas:

capa: 21x45,6 cm, 4x0 cores, Tinta escala em Supremo. 250g. Saida em CTP. 
miolo: 160 pgs, 15x21cm, 1 cor, Tinta Preta em Offsset 90g. Saida em CTP. 
Lombada:10mm, Prova Digital(capa), Prova Xerox(miolo), Dobrado, Cola PUR, Laminação fosca, numero de lados 1(capa). 

Música de Viola

Contatos: Bilora Produções
31- 98891 5027 (tim - whatsapp )
biloravioleiro@gmail.com
biloramucuri@yahoo.com.br

Siga-me:

  • w-facebook

© 2023 by The Funky Folks.. Proudly created with Wix.com