top of page

Release

Valmir Ribeiro de Carvalho, nome artístico Bilora, nasceu na comunidade rural do Córrego do Norte, em Santa Helena de Minas, Vale do Mucuri, MG, divisa com o sul da Bahia e com o Vale do Jequitinhonha. Atualmente reside em Contagem, MG.

Formado em Letras pela FENORD, Teófilo Otoni, atuou por 10 anos como professor de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira em Santa Helena de Minas e depois Ataléia, MG e por 3 anos como instrutor de Oficina de Música em Teófilo Otoni, MG. Atua na música desde 1990 quando começou a participar de Festivais da Canção na região do Vale do Mucuri.

É um dos compositores mais premiados em festivais da canção pelo Brasil. Os prêmios mais notáveis foram: Canta Minas- 95 com três prêmios (Organizado pela Rede Globo Minas); Vencedor das duas edições do festival “Canto das Águas” de Três Marias, MG em 2008 e 2010; FAMPOP de Avaré, SP em 2005; Ilha Solteira, SP em 2014 e o terceiro lugar no Festival da Música Brasileira, Rede Globo, em 2000, com a música Tempo das Águas, com arranjos de Wagner Tiso e participação do grupo Tambolelê.

É um pesquisador da cultura popular e ligado aos movimentos do universo da Viola Caipira e da Cultura Popular mineira. Foi Presidente e um dos criadores da ANVB (Associação Nacional dos Violeiros do Brasil) onde participou e ajudou na realização de Seminários e Encontros de Viola Caipira.

Gravou 5 cds: De Viola e Coração, Tempo das Águas, Nas Entrelinhas, “Balanciô” (este cd recebeu o “Prêmio Rozini de Excelência da Viola Caipira 2013”, como Melhor CD de viola do ano) e o mais recente “Viola Orgânica”.

Em 2018 publicou seu primeiro livro “Certa Feita... Causos do Vale do Mucuri”, onde narra histórias engraçadas, costumes e lendas de sua região natal.

Durante o período da pandemia participou de eventos virtuais, como: Mostra Mucuri Musical, gravada em Belo Horizonte de forma presencial e exibida online e também Nó Caipira, Viola de Feira, Carnaviola, Mucuri Musical, Respirarte, dentre outros.

Como representante do Ponto de Cultura Grupo de Batuques Estrela do Norte, da comunidade rural do Córrego do Norte, Vale do Mucuri, MG, realizou a I, II e III Mostra Cultural Beira do Norte, com recursos da Lei Aldir Blanc, em 2022, 2023 e 2024, além de outros trabalhos como criação do Coral Beira do Norte na referida comunidade.

Criador e regente da Orquestra de Viola Caipira de Contagem Violas Gerais.

 

 

 

 

bottom of page